Hoje, dia 8 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. A data foi criada em 1949 por Carlos Maria della Paolera, professor da Universidade de Buenos Aires, cujo intuito era aumentar o interesse profissional e público no planejamento, tanto local como internacionalmente. Paolera também desenhou o símbolo que representa a trilogia dos elementos naturais essenciais à vida, como o sol (em amarelo), a vegetação (em verde) e o ar (em azul), remetendo ao equilíbrio entre os meios natural e os seres humanos. Atualmente, o evento é celebrado em trinta países em quatro continentes.
Segundo Paolera: “Seguindo os mais variados rumos em sua pesquisa, os urbanistas de todo o mundo chegaram à conclusão de que é necessário recuperar o ar, o sol e a vegetação nas cidades modernas. As teorias e realizações urbanísticas mais opostas concordam com o objetivo final, que é garantir a união íntima da cidade com a terra habitada, dando ampla abertura para a natureza entre as massas inertes da construção urbana."
O planejameno urbano é um campo instigante que envolve, alem de arquitetos, cientistas sociais, geógrafos, entre muitos outros. Trata-se do campo que planeja e propõe modificações na maior criação humana, que são as cidades.
Veja uma seleção de textos que preparamos que abordam assuntos de Urbanismo, Planejamento Urbano, até grandes utopias:
Vídeo: O que é planejamento urbano?
"O planejamento urbano é essencial para o funcionamento da sociedade", afirmam Dan Sommerville y Betsy Cooper, estudantes de Planejamento Urbano da Universidade de Michigan. Apesar desta frase exprimir a importância da disciplina, não basta para defini-la.
Cidade saudável: a relação entre planejamento urbano e saúde pública
O potencial de colaboração entre saúde pública e planejamento urbano é enorme. Estas duas áreas são grandes promotoras do bem-estar humano e têm em seu dia a dia vários dos mesmos mecanismos: a avaliação das necessidades locais (diagnóstico), prestação de serviços, gerenciamento de complexos sistemas sociais, atuação a nível populacional e uso de instrumentos participativos, com atenção especial às necessidades das populações vulneráveis.
Cinco princípios de planejamento urbano para tornar as cidades sustentáveis
A urbanização na América Latina e China é um processo que tem se desenvolvido de forma muito similar, em decorrência do êxodo rural, mas que apresenta uma radical diferença: a velocidade.
10 razões pelas quais uma cidade precisa de planejamento urbano
O site Urbantimes.co publicou um artigo com 10 razões pelas quais uma cidade precisa de planejamento urbano. Este texto aponta como o planejamento pode ajudar em muitos aspectos as autoridades locais a governar um território. "Um bom planejamento pode ajudar os líderes da cidade a impulsionar transformações construtivas."
10 ideias utópicas de planejamento urbano
Construir cidades nos terrenos que ficaram destruídos na Primeira Guerra Mundial foi uma proposta anunciada como a cidade do futuro por Le Corbusier sob o título de Ville Radieuse que contribuiria com a criação de uma sociedade melhor.
A evolução do urbanismo radical: O que o futuro reserva para nossas cidades?
Recentemente a 6ª Bienal de Urbanismo e Arquitetura Bi-Cidade UABB) abriu as portas ao público em Shenzhen. Sob o tema geral "Re-Vivendo a Cidade, " os curadores Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner do Urban Think Tank lideraram a exposição "Urbanismo Radical" na sala principal.